Eng. Miguel Conceição

Sou Engenheiro Civil, casado com uma médica dentista que considero ter uma vocação muito especial para cuidar do outro. Na minha área de formação trabalho em projetos na área da geotecnia, nomeadamente em escavações profundas e obras subterrâneas. Licenciei-me em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico de Lisboa e fiz uma Pós-Graduação em Mecânica de Solos e Engenharia Geotécnica no Mestrado organizado pelas Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Iniciei a minha atividade profissional em 2000 e sou presentemente Diretor Adjunto do Serviço de Geologia e Geotecnia da Empresa TPF – Consultores de Engenharia e Arquitetura.

Da minha experiência na elaboração e coordenação de projetos geotécnicos, nomeadamente em escavações subterrâneas (túneis rodoviários, ferroviários e de metro, bem como estações, cavernas, etc.), destacam-se os elaborados para os grandes empreendimentos do Metro de Argel, do Metro de Lisboa e do Metro do Porto, bem como recentemente o Túnel do Marão.

Uma das razões pelo qual estou ligado a Arruda dos Vinhos é o facto de ter trabalho, no início da minha carreira, no projeto do Túnel do Mato Forte, na A10, e ter aí ficado apaixonado por esta zona saloia do Oeste, onde hoje vivemos e onde agora abraçamos este projeto.

Em 2018 fui premiado com 1º Prémio Ricardo Esquível Teixeira Duarte, instituído pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia com o objetivo de distinguir autores de projetos da área, com um projeto que me acompanha há muito anos, o Metro de Argel.

Sou um apaixonado pelo estudo das sabedorias tradicionais da humanidade, da filosofia e do pensamento humano, o que, de certa forma, me habilita para este projeto, pois como dizia o filósofo português Álvaro Ribeiro, existe uma identidade entre a filosofia e a medicina, pois ambas têm por fim regenerar o homem, o seu corpo, a sua alma e o seu espírito.

Acredito, ainda, que é graças ao estudo desta herança de conhecimento deixada pela humanidade ao longo da sua história, que me têm reconhecido capacidades de liderança, de gestão de recursos humanos e de visão estratégica. Em toda a minha carreira profissional tenho coordenado projetos de grande dimensão e complexidade, com equipas multidisciplinares, o que me permitiu adquirir fortes competências de gestão e coordenação de projetos, competências estas que empresto agora a este projeto, procurando dar um pequeno contributo para o seu pleno sucesso, o qual virá certamente fruto da excelência dos médicos e assistentes que connosco abraçaram este projeto.

Finalmente, frequento uma especialização em gestão que será também útil para a dinamização e a otimização dos processos da clínica, sempre na ótica de oferecer aos nossos pacientes o melhor serviço possível.


VOLTAR